quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Arte e Marketing ...

Impressionante como nós artistas temos uma terrível dificuldade de trabalhar bem a divulgação de nosso trabalho, diria mais, de fazer um bom marketing de nossa produção para nossos possíveis clientes em potencial, nosso Target (publico alvo).

A cada dia que conheço artistas na vida real ou em redes sociais me deparo com pessoas cultas,  mas que tem extrema dificuldade de vender seu trabalho.

Acho que ai é que a coisa pega, vender, comercializar...

O artista sofre terrivelmente até aprender a lidar com esta situação, que também tenho grandes dificuldades, afinal aprendemos de berço que emoções não devem ser vendidas. 

É ai, neste momento que a coisa pega, por que pessoas as vezes maliciosas comprarm o trabalho deste artista inocente e o revende a preços as vezes que o artista considera absurdo.

Eu mesmo, quando comecei a pintar, passei por uma situação bastante constrangedora, quando uma grande galerista de Belo Horizonte, onde moro, após ver uma matéria sobre o meu trabalho na TV me procurou no mesmo dia e queria comprar todos as minhas telas de uma vez, porem por um valor que considero ridículo.

Felizmente, na época tinha, como hoje ainda tenho outras fontes de renda, e pude dizer um belo e redondo NÃO...

Mas nem sempre é assim e inúmeros artistas são diariamente explorados por todo o planeta.

Acredito ser urgente, nós artistas, entendermos um pouco mais de mercado, de marketing e de venda, afinal, apesar de todo o glamour, fazer arte é um trabalho como outro qualquer, afinal, não somos nem melhores nem piores que ninguém.

Cabe a nós ir ate arquitetos, decoradores e galeristas para tentar de uma forma honesta e transparente oferecer o melhor de nosso trabalho, porem sempre com ética e respeito ao outro. 

E ai, sempre me vem a cabeça a figura de Andy Warhol que soube como ninguém vender seu trabalho, e para falar de brasileiros, temos que citar o Brito e o Vicky Muniz entre outros nomes ...



Abraço a todos e até a próxima.